www.lanxess.com.br
+55 11 3741-4655

2014

A LANXESS premiou seis projetos do concurso Ciclo Verde de 2014  nas cidades de Duque de Caxias (Rio de Janeiro), Montenegro, Nova Santa Rita, São Leopoldo e Triunfo (Rio Grande do Sul). Em sua 4ª edição, 65 projetos foram inscritos com o objetivo de promover o desenvolvimento socioambiental da comunidade.

Cada um dos projetos selecionados recebeu apoio técnico e financeiro de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) e acompanhamento de especialistas em gestão de projetos socioambientais voltados à educação ambiental, conservação da água, fauna, flora, coleta seletiva, reciclagem, reflorestamento, entre outros.

Projetos vencedores

Duque de Caxias (RJ)

“Eco-praça Inclusiva (Revitalização de praça pública com brinquedos para crianças portadoras de necessidades especiais)”, da Tânia leda Silva de Oliveira.

O projeto consiste em: revitalização ambiental da praça Jardim Primavera em Duque de Caxias, instalação de brinquedos adaptados para portadores de necessidades especiais e realização gratuita de atividades de educação ambiental à população local.

“Escola de campo: cenário de aprendizagens sustentáveis geradoras de renda  aliadas ao  empreendedorismo virtual”, da Lucia Helena Liris Fernandes.

O projeto busca implementar uma incubadora de Economia Solidária no ambiente da escola de Campo em parceria com os pais dos alunos e alunos. Os participantes estão sendo formados em técnicas de artesanato e orientados  a realizarem práticas de comércio justo dos materiais produzidos nas oficinas.

Montenegro (RS)

“Estação Ambiental João de Barro”, da Escola Pedro João Mueller.

O projeto visa instalar e implementar uma estação ambiental para realização de atividades de educação ambiental: pesquisas, experiências e debates. O espaço será uma referência na comunidade escolar e comunidade do entorno. Permitirá que os visitantes entrem em contato com princípios da permacultura, criando hábitos de preservação ambiental e desenvolvendo a consciência ecológica. 

Nova Santa Rita (RS)

“Separação coletiva de resíduos no Munícipio de Nova Santa Rita”, da Associação dos Trabalhadores e Prestadores de serviços, Catadores e Reciclagem de Nova Santa Rita. O projeto ganhador irá instalar equipamentos tecnológicos que ampliem a capacidade de recebimento, seleção, armazenamento e distribuição do lixo coletado pela cooperativa na cidade de Nova Santa Rita.

Triunfo (RS)

“Da casca do mamão ao agrião, vamos aproveitar de tudo então”, da Escola Amor Perfeito.

O projeto ganhador tem por objetivo construir uma horta permacultural no pátio da escola e uma composteira e mantê-la com sensibilização e  interação das crianças e das famílias, incentivando a fazerem o mesmo em suas residências. Montar uma cozinha experimental, em um espaço já existente na escola, para realização de oficinas de alimentação alternativa e palestras de conscientização para a comunidade.

São Leopoldo (RS)

“Água Viva Ampliando Horizontes”, da Escola Municipal Santa Marta.

O projeto tem como objetivo diminuir o descarte inadequado de lixo orgânico e inorgânico na comunidade de Vila Santa Marta e Tancredo Neves, por meio da implantação de seis eco-pontos distribuídos nas ruas do bairro e na escola. Além da promoção de atividades de educação ambiental junto aos pais, alunos e moradores.